Nesta página você encontra os sinais correspondentes palavras do português que iniciam com a letra “A” de ABACATE a ACONTECER.
ABACATE – fruta

ABACAXI (1) – fruta

ABACAXI (2) – fruta

ABÓBORA MORANGA – alimento

ABÓBRINHA – alimento

ABRIDOR-DE-LATA
Abril (1) – mês. Sinal mais utilizado no Brasil. Remete ao dia de Tiradentes.

ABRIL (2) – mês. Variante comumente usada no RS. Remete ao feriado da páscoa que ocorre mais vezes no mês de abril.

ABRIR – pode-se dizer que não há um sinal “ABRIR”, mas há o significado “abrir-algo”. Para cada situação com o significado de “abrir” precisa-se saber o que se está abrindo e como está abrindo. Veja a postagem “O verbo abrir na Libras” para você compreender a complexidade de como sinalizar o significado “abrir”.
ABRIR OS OLHOS – expressão utilizada para dizer “se liga”, “acorda (para determinada situação)”, “fica experto”.

ABUSADO – BRUTO – GROSSEIRO: sempre utilizado em situações de falta de educação, desrespeito ou quando se passa por cima dos outros.

ACABAR (este sinal é mais usado em contextos onde há um término, “acabou a comida”, “acabou nossa amizade”, “o evento acabou”)

ACABAR – ESTÁ PRONTO – CONCLUÍDO (este sinal é mais usado em contextos de conclusão de uma atividade “o trabalho de hoje acabou, está concluído”, “a aula de hoje acabou”).

ACENDER (1) – pode significar “acender uma lâmpada no teto”.

ACENDER (2) – variante do sinal acima, feito com as duas mãos. Pode representar duas lâmpadas, mas também pode representar um conjunto indefinido de lâmpadas. O contexto é que vai definir o significado.

ACENDER (3) – acender o farol do carro.

ACHAR (opinião) – variante 1 (O que você acha sobre tal assunto?)

ACHAR (opinião) – variante 2

ACHAR (opinião) – variante 3 (mais usada no RS e em algumas cidades de SC).

ACHAR(opinião) – sinal soletrado A-C-(H)-O. A letra “h” geralmente não é feita, fica subentendida na rotação da mão durante a soletração ritmada. Geralmente usado para quando o sinalizante diz uma opinião dele mesmo. Vem da influência do português do verbo “achar” conjugado na primeira pessoa do singular (eu). Comum em algumas regiões do Brasil, como no Rio de Janeiro.

ACHAR/ENCONTRAR (Achei/encontrei o livro.)

ACONSELHAR: O significado de “aconselhar” em português é utilizado em vários contextos e tem diferentes nuancias, conforme contexto de fala e inclusive de tom de voz. Em Libras temos pelo menos 4 sinais que podem ser utilizados para estes contextos do português.
- ACONSELHAR: sinal básico para aconselhar. Geralmente utilizado para quando se precisa dar uma orientação, uma disciplina. Os pais orientando os seus filhos a se comportarem, a direção de uma escola disciplinando um aluno que está causando problemas, são contextos apropriados para este sinal. Este sinal é um verbo com concordância.

2. ACONSELHAR/DAR UMA BRONCA: o sinal de aconselhar feito com uma intensidade maior é utilizado para situações onde é preciso dar uma bronca séria, dar um castigo. Usado em situações desde um amigo que está indignado com a atitude de seu colega, até para um sentença judicial. Costumeiramente para situações intensas.

3. Dar um conselho, dar uma ajuda: o sinal AJUDAR é mais educado e suave quando quer dar um conselho para alguém. Pense em situações onde um colega diz ” Vou te dar um conselho: você quer namorar tal pessoa? Ela não é muito problemática?”. Para significar esse conselho o sinal AJUDAR seria mais educado e apropriado.

4. Dar uma dica, um conselho: a ideia básica deste sinal é “estou repassando a informação que tenho, que está na minha mão, para você(s)”.

ACONTECER – ACONTECE

ACONTECER – mais comum de ser usado em contextos para “aconteceu algo de errado”, “aconteceu algo muito diferente”.

Retorne ao índice do glossário/sinalário.