Sinalário – I

Sinais da Libras que correspondem a palavras em português que iniciam com a Letra I.

IDADE

IDEIA – INVENTAR

IGNORANTE – pessoa que ignora ou desconhece algo. Em Libras também pode ser usado para xingar alguém usando-se a expressão facial adequada. Vem da metáfora “zero na cabeça”. Também pode significar que desconhece o assunto em discussão.

IGUAL (1): equivalência – o que está sendo comparado no contexto discursivo tem o mesmo nível de igualdade de equivalência.

IGUAL (2): equivalência, nós todos ao mesmo patamar ou nível

IGUAL (3) – este sinal está comparando duas pessoas, coisas ou objetos. Se os referentes estiverem presentes, cada uma das mãos irá ficar na direção de um dos referentes.

IGUAL (4) – PARECIDO – PARECE: Geralmente no RS esse sinal significa igual. Em outras regiões do Brasil geralmente significa parecido, parece.

IMPOR – FIRME – SENTENÇA

IMPOSSÍVEL

INDECISO – INDECISÃO: variações do sinal com maior ou menor grau de indecisão.

INDIFERENTE (1): expressão idiomática sem um bom correspondente no português. Significa “não estou a fim”, “isso não me agrada”, “que coisa mais absurda”, “estou sem vontade de prestar atenção a isso”. Esse sinal não se faz quando se está conversando com uma pessoa para dizer a ela que você não quer algo, ou não está interessado no que a pessoa está dizendo, seria muito grosseiro. Usa-se esse sinal quando se está narrando um evento, um fato e está explicando para o interlocutor que o seu sentimento naquela situação/evento era esse. Esse sinal é o nome de um sentimento que em português a gente não tem um nome.

O nome “indiferente” a este sinal é por ter um significado mais próximo a alguns usos, mas não há em português uma palavra que expresse o mesmo significado desse sinal da Libras, sempre tem que explicar.

Exemplos de uso do sinal acima: Em português “semana passada vi um carro fazer umas barberagens até que bateu, eu fiquei indignado, com um sentimento esquisito tamanho o absurdo da situação“. Em Libras toda essa parte em negrito poderia ser substituída pelo sinal “INDIFERENTE” acima mostrado, pois esse sinal é o nome do sentimento que a pessoa tenta descrever acima.

Um outro uso do sinal acima seria: “O meu amigo veio conversar comigo, me dá um conselhos e falando um monte de coisa, eu não estava nem aí para o que ele dizia.” Toda essa parte em negrito poderia ser substituída pelo sinal “INDIFERENTE” acima, pois esse sinal é o nome do sentimento que a pessoa tentou explicar na frase acima.

INDIFERENTE (2): variação do sinal acima, usa-se a mão para representar a cabeça.

INDIFERENTE (3) – NÃO LIGO: esse sinal vem de um dos sinal para teimoso. Então de forma persistente, a pessoa não liga para uma situação, persistentemente é indiferente ao que está ocorrendo. Não há uma palavra em português que signifique a mesma coisa que esse sinal, geralmente tem que explicar a situação com diferentes palavras para expressar o significado desse sinal.

INFORMAÇÃO – é feito com a partir da sinalização “avisar para mim”.

INGLATERRA – INGLÊS – língua inglesa, pessoa, ou país.

INHAME (é um sinal soletrado) – alimento

INÍCIO – COMEÇAR – COMEÇO

INIMIGO – variantes do sinal – vem da metáfora “riscado da minha lista”. Também utilizado para dizer que não gosta de determinada coisa. Exemplo: “Eu odeio fígado”. Para significar “odeio” pode-se usar o sinal abaixo para dizer “fígado está riscado da minha lista de alimentos de tanto que eu o não gosto”. As duas forma abaixo tem o mesmo significado.

INOCENTE – vem na metáfora “há um zero, um vazio, na mente da pessoa sobre o assunto em questão”.

INSENSATO

INTELIGENTE (1)

INTELIGENTE (2) – variante do sinal

INTÉRPRETE (profissão) /INTERPRETAR

INVERNO – FRIO

IR – forma mais generalista do sinal

IR – eu vou.

IRM@ (irmã, ou irmão – não está com marcação do gênero)

IRMÃO – formado pelos sinais HOMEM+IRMÃO

IRMÃ – formado pelos sinais MULHER+IRMÃO

IRRITADO – IRRITAÇÃO – NERVOSO: variações do sinal.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora